terça-feira, 27 de novembro de 2012

Coisas a se considerar antes de se inscrever - 5: Por que não apoiar sites insustentáveis

Sustentabilidade do site (cont.)

Por que é importante não apoiar sites insustentáveis?

- Há uma série de sites que são sustentáveis mas com uma contagem baixa de membros e preços de anúncios que são bem mais altos que em sites insustentáveis.  Quando as pessoas apoiam sites insustentáveis trocando seus ganhos ou gastando dinheiro para comprar anúncios baratos de sites insustentáveis, os sites honestos e sustentáveis têm dificuldades para competir com os outros.  Se as pessoas não compram anúncios de sites sustentáveis, eles não têm como enviar e-mails pagos para os membros.  Quanto menos e-mails e anúncios os membros recebem, mais difícil se torna para se alcançar o payout mínimo do site.  Daí o site perderá membros e o dono do programa se encontrará em dificuldades para pagar pelos custos de seu gerenciamento.  Resultado: o programa é encerrado porque não vale a pena manter um programa que não possui um número suficiente de anunciantes ou membros.

Sites insustentáveis podem significar a morte de sites honestos, e os apoiando, as pessoas estariam contribuindo para o fim de sites honestos gerenciados por donos de programas honestos.  

- Os membros não veriam o dinheiro pelo qual trabalharam.  Lembre-se do que foi dito sobre vender anúncios por um preço baixo demais (aqui).  Se um site permanece tendo prejuízos na venda de anúncios, ele terá mais e mais débitos.  Se a quantia de dinheiro que entra no site é menor que a prometida como recompensa para os membros no total, como ele pode continuar a pagá-los?  Vamos ver o exemplo seguinte.

Vamos assumir que o site possui 3000 membros.
Do total de 3000, apenas 1000 são ativos.
O Payout é de $2000.
O site envia e-mails de $2.
O custo para mandar um e-mail de $2 para todos é de $10.
Vamos fazer os cálculos sem considerar as comissões por referidos.

Um e-mail/anúncio: $2 x 1000 = $2000
Custo do anúncio: $10
Perda total por anúncio: $1990

- Um membro precisaria de 1000 e-mails/anúncios para alcançar o payout (mais uma vez, sem considerar a comissão por referidos).
- Para enviar 1000 anúncios, a quantia recebida pelo site seria de $10.000 (bem menos se os membros trocassem seus ganhos por propaganda, mas vamos assumir que são anúncios comprados)
- A perda total pelos 1000 anúncios seria de $1.990.000.
- Vamos ainda assumir que a maioria dos membros trocariam seus ganhos por anúncios e apenas 250 deles solicitassem pagamento. Seriam 250 membros x $2000. O site precisaria de $500.000 para pagar os 250 membros.

Usando de conhecimentos matemáticos muito, muito básicos, você pode ver claramente que não há jeito algum que um site possa pagar $500.000 aos membros, quando o site recebeu apenas $10.000 por anúncio vendido.  A pergunta que saltaria em sua mente seria "De onde o dono do programa tiraria os $490.000 restantes para pagar os membros?".  Os donos de programas recebem uma quantia adicional pela venda de impressões de banners, textos-links no site, anúncios nas partes superior e inferior do site que não contam para as dívidas, mas isso não chegaria nem perto dos $490.000.

- Membros estariam perdendo seu tempo e energia apoiando programas insustentáveis.  Por quê?  Porque programas assim não sobrevivem por muito tempo.  Quando chega a hora de um site fechar, o membros perdem o dinheiro pelo qual clicaram por tanto tempo.

- Outro motivo pelo qual não se deve apoiar sites insustentáveis é porque muitas pessoas novas na Indústria PTC acabam se inscrevendo nesses sites atraídas pela ilusão de que vão ganhar centenas de dólares para ler um ou dois anúncios.  Quem troca ganhos ou compra propaganda nesses sites sabendo a exata situação, está contribuindo para fazer "scamming", ou seja, enganar os membros que não se dão conta de que não verão um só centavo de seu trabalho.

MUITO IMPORTANTE: Verificar a sustentabilidade de um site se aplica apenas a programas que pagam em dinheiro.  Os cálculos mencionados não são para programas que trabalham apenas com trocas de visitas ou de propaganda.  Sobre esse assunto, favor verificar em postagens adiante sobre sites apenas de propaganda.


<<  5  >>

0 comentários:

Postar um comentário